1 de março de 2016

Fotografia: Como fazer dupla exposição no PhotoScape

Fotografia vai além de uma simples foto e a técnica de dupla exposição mostra isso lindamente, dá para transformar qualquer foto em poesia com isso. Mas quem pensa que é uma técnica nova ou que só se consegue fazer com DSLR, está redondamente enganada, porque a dupla exposição na verdade começou com as câmeras analógicas (câmeras com filme) onde eram feita duas fotos em cima de um mesmo filme, antigamente isso era tomado como um erro, mas ao longo do tempo foi virando arte e hoje pode-se combinar infinitas formas.


Como Fazer a sua?

Existe câmeras profissionais que tem a opção de fazer isso no ato da foto, mas essa opção são para as câmeras mais novas no mercado e as DSLR, porém a grande maioria dos fotógrafos utiliza o  Photoshop para criar as sobreposições, que não é tão difícil também de se fazer.

Só que a Grazi aqui vai dar uma dica linda para você que não tem o Photoshop e/ou não sabe muito bem como utiliza-lo, existe um programa gratuito e muito usado por ai chamado PhotoScape, é um editor simples e funcional de fotos, que você pode cortar, balancear cores, colocar alguns efeitos, montagens e afins. Neste programinha tem como criar a dupla exposição fácil e rápido e o efeito fica lindo também, bora aprender (se você não tem ainda o programa, baixe aqui)

1) Base das fotos: Escolha duas fotos que gostaria de mesclar.


2) Abra o PhotoScape : No caso escolhi a das arvores primeiro por ser mais escura ela dá uma base com mais contraste na hora de mesclar as fotos, depois logo abaixo tem um quadradinho imitando uma foto, clica em cima para abrir a foto que vai ser mesclada.


3) Selecione a segunda foto: Após escolher a foto, clica em abrir, a foto automaticamente abrirá em ciam da foto anterior e junto vai abrir uma janela para regular a opacidade da imagem, basta mover o cursor sobre a janela para ver a intensidade desejada.



Para finalizar, basta dar aquele Ok lindo e salvar a imagem no computador. Pronto dupla exposição finalizada, veja o resultado final: 



O PhotoScape é um programa de edição simples, logico que uma dupla exposição feita no Photoshop bem trabalhada vai dar resultados um pouco melhores, mas sabendo usar as fotos certas e um pouco de edição conseguimos um efeito bem bonito também no Photoscape, além de ser simples de ser fazer. 

Outra dica , fica lindo usar fotografias em preto e branco com folhagens e paisagens, assim você consegue fazer um efeito de preenchimento, dando um ar bem artístico a sua fotografia, Alguém já tentou? Vem contar aqui.

2 comentários:

  1. Eu faço dupla exposição com um app do celular chamado Diana, é legal mas adorei a dica do photoscape, tão simples, uso ele a um tempo e nunca tinha me dado conta dessa possibilidade. Obrigada Grazi ♥
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  2. Menina ainda não tinha usado,e já vou fazer agora rs,amei essa dica.
    As fotos ficam incríveis :)

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo