20 de janeiro de 2016

Resumindo, No Poo e Low Poo.


Tá bobando pela net um burburinho sobre esse tal de No Poo e Low poo, que nada mais são duas técnicas de tratamento capilar que envolve o uso de determinados produtos sem a adição dos seguintes componentes: Silicones, Petrolatos e Sulfatos.

> No poo (Sem shampoo)
Essa técnica você não usa shampoo para lavagem dos fios, apenas a técnica Co-Wash, que é a lavagem com condicionador sem silicone e petrolatos.

> Low Poo (Pouco Shampoo)
Essa técnica, você usa apenas shampoos sem sulfato e de preferência com pouca freqüência, acompanhado dos condicionadores e outros produtos sem os silicones e petrolatos.

Depois de você decidir qual técnica irá utilizar você deve comprar e utilizar somente produtos sem os itens acima, porém tem que ficar atenta na composição existe vários ingredientes e vários nomes que são derivados do silicone e do petróleo que não são liberados, para isso segue abaixo a lista deles:

Imprima ou salve a imagem acima para conferir nas embalagens

Se algum produto que tem em casa contém algum desses itens, você deve descartar, pois se
utilizar essas técnicas e mesmo assim usar alguns produtos com silicone e petrolatos, o seu cabelo pode ficar com acúmulo de resíduos e isso pode causar várias conseqüências como queda de cabelo, caspas, opacidade dos fios e entre outros.

A MariMorena é pioneira neste assunto no seu vlog tem muita informação sobre, ela disponibilizou uma listagem de produtos liberados para ambos os processos, bem completa (baixe aqui.)

Como começar o processo?

1 Passo: Depois dos produtos separados, você deve fazer a sua ultima lavagem com o seu shampoo convencional com sulfato, para que ele possa fazer a retirada total dos produtos anteriores que continham petrolatos e silicones que você usava antes no cabelo.

2 Passo: A partir daí você passará a usar somente os produtos liberados, após a lavagem aplique o condicionar preferido liberado, massageei o cabelo e enxágue

3 Passo: hora da sua primeira umectação, que é a hidratação com óleo vegetal para reposição de água e nutrientes do cabelo, o mais recomendado geralmente é com óleo de coco, você aplica o óleo em todo o cabelo e deixe secar naturalmente (para potencializar o processo, pode-se fazer uma trança) – Atenção esse processo é feito APENAS UMA VEZ na semana ou uma vez a cada quinze dias, conforme a necessidade do cabelo, caso contrário o cabelo passa a ficar muito oleoso.

4 Passo: No outro dia depois que secar o cabelo após a umectação, ou se não é o dia do processo anterior, basta aplicar o seu creme de pentear desejado liberado.

5 Passo: Quando for lavar os cabelos novamente, você não usará mais o seu shampoo convencional que usou na primeira vez, você usará o condicionador liberado co-wash, se a técnica escolhida for No poo, ou o shampoo sem sulfato se a técnica escolhida for Low poo.
Se você tem o costume de usar outros produtos, como mascaras liviings, musses, gel e etc, pode continuar a utilizar da maneira que quiser desde que seja liberado dos componentes proibidos da técnica.

Dica: O legal também para que acha que tem os cabelos muito oleosos ou que não quer abrir mão total do sahmpoo, mas quer fazer a técnica do No Poo, você pode intercalar as duas técnicas, faz todo o processo do No poo, mas uma vez na semana ou a cada quinze dias lave os cabelos com um Shampoo sem sulfato, que não mudará o resultado final.

Qual o resultado disso tudo?

Quando utilizamos produtos com silicones e petrolatos, todos os benefícios desses produtos são aplicados apenas na superfície do cabelo, deixando hidratado somente os fios, funcionado como uma capa sobre eles, não hidratando a raiz do cabelo de verdade, ai usamos o shampoo com sulfato para que ele retire todos esses componentes do cabelo, se não causa acumulo de resíduos.
Mas quando utiliza o processo de tratamento No Poo e Low Poo esses nutrientes não irão mais encapar os fios e toda a hidratação e benefícios dos produtos utilizados irão para a raiz do cabelo, serão absorvidas para nutrição completa e assim não haverá a necessidade do uso do sulfato para retirar os silicones e petrolatos, pois não utilizará mais nos condicionadores e afins com esses componentes, ou seja, o resultado final é que seu cabelo fica realmente mais hidratado, mais definido e mais saudável.

Esse processo é muito utilizado pelas cacheadas, pois o cabelo cacheado tende a ser mais ressecado devido a dificuldade da absorção dos nutrientes, e com esse método o cabelo cacheado passa a absorve mais as hidratações e assim começam a ficar mais definidos, mas não quer dizer que outros tipos de cabelo não possa fazer também. Eu comecei a fazer o No Poo há uma semana e já venho notando a diferença absurda, meu cabelo ta muito mais definido, hidratado e com brilho (Tô amandooo).


Se você está iniciando neste mundo agora assim como eu, vou deixar alguns links legais para ler mais sobre o assunto e ficar craque no No Poo e Low Poo, aqui em baixo:


Bem Resumidamente, não? Tem muita informação para se ler, mas tentei dar uma pincelada nas principais duvidas que vi por ai e que eu tive também. Gostaram? Quem já usa essas técnicas?

4 comentários:

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo