15 de janeiro de 2016

{Fotografia} Golden Hour

hora mágica fotografia

 Foto: Noelle Buske

A matéria prima da fotografia é a luz, sem ela não conseguimos gerar a imagem tão almejada, e para realizar qualquer técnica de fotografia é necessário vários fatores e controladores, mas basicamente todos envolvem a regulagem desta bendita iluminação.

Dentre várias formas de se captar a luz uma das iluminações mais lindas para se criar uma fotografia com um dos tons mais desejados por todos é usar a hora certar do sol a seu favor e uma dessas horas mágicas é a famosa luz de ouro, mas conhecida como Golden hour.

A Golden hour é aquele intervalo que dá uma hora antes do nascer ou do por do sol, aquela luz do fim de tarde bem marcada chegando a ser alaranjada e deixa o céu incrível, ou aquela luz larajanda suave que dá antes do sol nascer completamente. Essa hora é considerada a hora mágica da fotografia, pois as fotos expostas á esse fenômeno ficam com uma iluminação leve, saudável e com um contorno de luz maravilhooooso. (Sabe aquela foto do pinterest de casais apaixonados com aquela luz alaranjada em torno deles? Tipo isso kkk)


Como tirar um foto assim: 
(Antes de tudo se você não sabe o que é ISO clique aqui)

É quase o mesmo conceito de tirar fotos de silhueta (que expliquei tim por tim aqui), a diferença fica por conta da regulagem da exposição (ISO), se você deseja mais luz mais laranja mais tcham a exposição deve ser maior (ISO 400 | ISO 600), agora se você deseja menos claridade porém preservar os traços alaranjados e fazer aquele efeito de contorno de luz, você deve trabalhar com uma exposição mediana (ISO 200), mas não é só isso que influência, na fotografia não existe uma receita da foto perfeita, numa foto desse estilo você pode mesclar todos os recursos da sua câmera, mas a mais fácil de medir esta absorção de luz é pela exposição (ISO).

Como eu sei a hora certa do Golden Hour?

Geralmente (gente generalizando mesmo) essa hora dourada acontece no período da manhã por volta das 5:00 às  5:40 e a tarde é por volta das 18:30 às 19:20 quando estamos no horário de verão, fora do horário de verão anteceda uma hora. Mas cada região tem a sua hora mais específica e para descobrir qual a hora correta existe um site chamado JekoPhoto que te dá a hora do Golden Hour da sua localização.

Para facilitar a captação dessa iluminação, busque fotografar em lugares amplos, onde você possa ver o pôr do sol ao fundo, que tenha uma visão do horizonte, ou também em lugares que tem uma entrada grande de sol. Para ilustrar esse enorme post, aproveitei e fotografei algumas fotos de prima que estava de bobeira, era por volta das 18:30, e captei um pouquinho de Golden Hour para vocês:


Por que usar essa iluminação? Esse tom de fotografia geralmente transmite paz, leveza, felicidade, são muito usadas em sessões externas de famílias, casais e amigos, mas vale abusar da criatividade em todos os sentidos, ta sem inspiração? Tem muita aqui, corre e vá encontrar sua Golden hour por ai.

3 comentários:

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo