2 de outubro de 2015

{Resenha} Box: A Seleção, A Elite e A Escolha


"Conto de fadas, Concurso, Realeza ".
por Kiera Cass. 

Sinopse: "Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.."

 ...

Olá meu povo, antes de mais nada eu sei, eu sei, eu sei, eu seiiiiii que existi uma centena e milhares de resenhas destes livros na internet, mas assim, eu quero resenhar, eu gostei e eu vou falar também ok,? Beijos do Ed para vocês.


O Box A seleção é composto com os três primeiros volumes da saga (sim saga, pois foi lançado este ano o quarto livro chamado A Herdeira, e ainda terá mais lançamentos), os livros são A Seleção, A Elite e A Escolha.

Aquela introdução básica:

 America é uma garota que pertence a casta cinco, a casata destinadas aos que trabalham com arte de alguma forma, pintura, artesão, artistas, cantores, autores e etc, sua família é toda artística e e America é cantora e musica, mas sua casta é considerada uma casta pobre, já que são oito castas, sendo a casta um é a casta da realeza e a casta oito são os mais inferiores de todos. Essa divisão de castas deu origem após a terceira guerra mundial onde o Estados Unidos passou a ser Estado Americano da China, e passou a ser governado pela realeza, dando fima democracia,
E quando falamos de realeza, falamos de rei, rainha e príncipes e princesas, e a história da seleção começa quando o príncipe Maxon completa 18 anos e tem que escolher a sua futura esposa que passará a ser a rainha de Illéa, e desde muitos anos existe uma certa tradição para  escolha de sua futura esposa, através de um reality show onde será selecionadas 35 meninas que se inscreveram para o concurso que passaram a viver no palácio junto com o príncipe e passará por provas, aulas e compromissos da realeza e com  a convivência o príncipe irá escolher aquela que mais atende as suas necessidades.

Essa é a base da história e nossa personagem principal America irá se inscrever no concurso, mas não porque o governo força essa inscrição, pelo contrario a escolha de participar é livre porém aquelas que se inscrevem e forem selecionadas entre as 35 garotas, receberam uma certa quantia em dinheiro mensal para a sua família enquanto permanecer na disputa, então pensando na sua família e com uma pequena pressão de sua mãe America se inscreve totalmente despretensiosa, pois existia muitas garotas mais bonitas e de castas melhores que ela, além de que ela também tem alguém apar chamar de seu o moreno de olhos verdes chamado Aspen, que de principio é um personagem doce e romântico, mas ao passar o tempo percebemos o quanto machista e rude que é.


A Seleção: O primeiro livro é o livro mais lento de todos, pois é o livro que aborda todo o conceito contextual e explicativo, que fala como funciona esse mundo novo, a divisão das castas, o modo de governo e pequeno romance de America e Aspen, um romance ingenuo e forte e de muitos nhenhenhém, mas quando América é selecionada para a competição, Aspen termina com ela pois alega que nunca irá dar conta de cuidar dela, e é assim com essa raiva do termino do namoro escondido que America vai para o palácio, odiando o príncipe e essa idiotice de seleção, inconformada com esse concurso para escolher uma noiva sendo que o príncipe não precisaria disso para conhecer alguém, mas mesmo assim ela não desisti, pois estaria ajudando a sua família com o dinheiro.
America e Maxon a longo deste livro acabam tendo uma certa intimidade e amizade, Maxon sabe que America está lá só pelo dinheiro e acaba tendo América como uma aliada para conseguir escolher a plebeia  certa, só que com essa amizade e com essa frequência e liberdade que eles criam entre si, acaba surgindo sentimentos fortes e assim America aos poucos vai se destacando entre as candidatas. Bom além do romance ingenuo, neste primeiro volume traz algumas coisas politicas, começa a se falar de rebeldes que não concordam com esta forma de governo, tem o Rei que não é o melhor dos reis e um lado fragilizado de Maxon que não tem nada de almofadinha e infante, é um jovem educado, corajoso e sabe de sua responsabilidade, e que tem a missão de escolher não só a sua futura esposa, mas também a futura Rainha, alguém que tem que ter porte e sabedoria para ajuda-lo a governar futuramente e que é pior ainda, tem que ser alguém que o Rei também aceite.


A Elite: No segundo livro, o romance entre America e Maxon esta mais forte, e já se passaram algumas semanas e houve corte das candidatas, agora restam apenas 6 garotas e América continua entre elas por dois motivos, 1) Maxon promete a ela que ela ficaria entre as três finalistas, assim ela daria o máximo de dinheiro para os seu pais e 2) ele realmente sente que ela poderá ser sua futura Rainha, mas America é uma garota forte e de princípios bem definidos, não aceita muitas coisas impostas pelo rei e também surge algo que estava apagado no começo, surge Aspen.
Aspen entra para o grupo de guardas reais do palácio e todo aquele amor sucumbido vem a tona e America se vê divida entre Aspen e Maxon, e surgi um triangulo amoro insuportável, este segundo volume é meio tedioso, pois ficamos com raiva de America perdida neste triangulo e deixando passar a sua oportunidade com Maxon, pois ele tem que escolher alguém e não pode perder tempo com alguém que não sabe se o quer ainda, e assim este livro explora mais as outras candidatas e os sentimento de Maxon, mostra também o lado mais serio de Maxon, suas decisões e seu relacionamento com sue pai, envolve bastante a luta do governo contra os rebeldes, as verdades secretas (não não é a novela) por trás desta suposta revolução que esta se formando e nesta onde de tribulação e indecisão você acaba a leitura comum a puta  raiva de America e um puto amor por Maxon.


A Escolha: Como o titulo já disse, a história chega a reta final, e America começa este volume decidida e forte a lutar por Maxon e abandonar de vez Aspen, mas o que ela não sabe é que com muitas atitudes tomadas ao longo da seleção o rei já não quer mais ela presente em sue palácio, America em poucas aparições acabou desafiando o rei e mostrando um lado humanista que ele não deseja em uma rainha, ela chega a impor em uma tv aberta que deve-se acabar com o sistema de castas e entre outras coisas (que não vou falar aqui porque tudo tem um limite, principalmente de spoliers), mas este volume é o mais agoniante, onde muitas coisas dão errado, onde você começa a duvidar da possibilidade de America e Maxon realmente ficarem juntos, e em mio tudo isso tem os ataques dos rebeldes no palácio, algumas tragedias e alegrias também.
Maxon se mostrará mais autoritário em relação ao sue pai, America está mais forte e a história começa a ficar um pouco mais adulta sem perdeu o lado conta de fadas.

--------------------------------------------------------------------------------

Em suma, a trilogia (até então) é sim destinada a jovens adultos, muita gente comparou essa saga com Jogos Vorazes, pela divisão social e pela ideia de ter uma seleção e tals, mas a comparação se encerra aí, se vocês estão em busca de um livro de ação, que contem muito carácter politico como Jogos Vorazes, vá ler Jogos Vorazes, Maze Runner algo assim, porque A Seleção em relação a isso é bem superficial, o tema principal mesmo é o romance, é conto de fadas, recheado de cenas bem tipicas de filmes da disney, tem baile de gala, vestidos lindos, romance clichê e muita intriguinha de mulheres. Mas mesmo sendo tudo esse memes não deixa de ser lindo e gostoso de se ler, me apaixonei pela escrita extremamente leve e direta de Kiera Cass, você se envolve tanto que quando pisca já está indo para o próximo volume. (Ps: Terminei o box em quatro dias, quase um por dia)

Curiosidade: A trama irá virar filme , os diretos autorais foram comprados pela Warner Bros, e os produtores confirmados são Denise DiNovi e Alison Greenspan (“O Estranho Mundo de Jack”, “Se Eu Ficar”) e Pouya Shahbazian (“Divergente”, “Insurgente”) que será roteirizado por Katie Lovejoy

Uma tristeza: A história continua em A Herdeira que já foi lançado, para alguns é uma alegria, mas a história foi tão completa que eu acho que a Kiera vai acabar estragando essa magia da história tentando dar uma continuação após vinte anos, eu até agora não tenho nenhum interesse em continuar a ler os próximos volumes, pois pelo que entendi é uma nova história após 20 anos da seleção, com a filha de America e Maxon ( Oi? Porque isso Kiera?) bom vai de gosto neh .


Nota Geral (5 de 5)


2 comentários:

  1. Bom para as jovenzinhas!

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma saga que eu quero muito ler, mas tenho tantos livros aqui na fila que não consegui ler ainda.

    Beijos

    www.camilatuan.com

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo