4 de março de 2015

{Fotografia} Aprendendo sobre ISO


Tentei achar o autor da foto mas não encontrei (caso seja você, manifeste-se)

Quando vamos a começar a aprender o fuçar um pouco mais sobre fotografia, um fator importante que ajuda na qualidade da imagem é o ISO. Com o controle dele você consegue obter fotos mais claras ou mais escuras dependendo do objetivo, e  em conjunto com a velocidade do obturador e abertura da lente você consegue lindos resultados, mas as vezes só com a mudança do ISO você já melhora muito a sua foto, então vamos aprender sobre essa bruxaria ai:

 O que é ISO? 

ISO é a sensibilidade do sensor da câmera, ou seja, é o quanto de luz que ele absorve, entenda isso como uma esponja, uma esponja pequena absorve menos água, já uma esponja grande absorve mais aguá e isso é o que o ISO faz, ele funciona da mesma forma, quanto menor o ISO, menor a quantidade de luz ; e quanto maior o ISO maior a quantidade de luz na foto.


ISO 100 e 200 > Geralmente é usado em ambientes abertos, campo, praias, a luz do sol, com uma boa fonte de luz e etc. Com i ISO baixo em lugares de muita luz, faz com que sua foto fique mais amena e uniforme deixando tudo no ponto certo, mas isso não signifique que não possa variar tudo vai depender do objetivo da foto, um ISO baixo no por do sol ou nascer proporciona fotos bem marcantes, onde o sol geralmente fica mais evidente.

ISO 400 e 800 > Geralmente é uma base padrão, com o ISO 400 e 800, através de outros controladores você consegue fazer a foto que quiser, mais escura ou mais clara, sem perder qualidade e deixando a foto bem equilibrada, mas sempre vai depender também da sua fonte de iluminação ok!!

ISO 1600 e 3200 > Geralmente usado em ambientes bem escuros, com pouquíssima fonte de luz, como em shows, teatro, casas escuras, a noite e etc, porém deve-se tomar cuidado com o alto ISO, pois quanto maior o ISO mais perda de qualidade, pois a luz faz perder cores, e formas da foto e acaba granulando a imagem (aqueles ruídos pontinhos na foto, parecendo foto antiga), a não ser que essa seja a sua intenção, que dependo da foto fica lindo. O ideal é dar um suporte com flash e abaixar a sensibilidade do ISO para não perder qualidade em ambientes escuros.

Veja o exemplo, fotografei dentro do quarto, e era mais ou menos seis horas da tarde , o sol já estava baixo então coloquei o objeto na janela para vocês observarem mais a diferença de luz.


> Lembrando que todas as fotos foram feitas  com abertura de 5.0, velocidade 60 Distancia focal de 55mm (f/5.0 | v 1/60s | df: 55mm) mudando apenas o valor do ISO.

Dá para perceber que no ISO 800 a foto ficou bem mais clara e uniforme, porém ficou levemente com ruido, se eu tivesse tirado com o ISO 1600 a foto já iria perder a qualidade e granular. É possível trabalhar com ISO em qualquer câmera, analógica (o ISO é o filme que você compra, ele vem informando na caixinha), profissionais, semi profissionais e digitais comuns (geralmente a função se encontra nas configurações de imagem) 

Agora quero ver todo mundo arrasando no manuseio do ISO heim.
Alguma dúvida, fui uma boa professora? HAHAHA

2 comentários:

  1. Ainda vou fazer um curso de fotografias!

    ResponderExcluir
  2. Oi amadinha, passando para desejar excelente semana e deixar um abração pelo Dia Internacional da Mulher esperando que este tenha sido maravilhoso.
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo