15 de novembro de 2014

{Resenha} Extraordinário


"Gentileza, Preceitos, Amizade e simplicidade ".
por R.J Palácio. 

Sinopse: "August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."

 ...

Como conviver com uma deformação facial tão grande, que chega ao ponto das pessoas te comparar com ogro, aberração e  deformado?

É em busca desta pergunta que August Pulman (apelidado de Auggie) um menino de 10, que tem uma deformação facial sofrida por uma síndrome genética desde nascença tenta responder. Apesar de ter apenas 10 anos, Auggie é um garoto super esperto e corajoso, que tem um mentalidade bem adulta e firme em relação a que as pessoas pensam ao seu respeito, aprendeu a suportar os olhares de rejeição e de nojo desde pequeno, porém nunca estudou em uma escola, por ter passado grande parte da sua vida em hospitais fazendo diversa cirurgias, era a sua mãe que assumia o papel de professora, mas para o seu próprio bem agora que Auggie acabou o processo de cirurgias e de extremos cuidados, seus pais decidiram que chegou a hora de Auggie encarar uma escola com crianças das mesmas idades e que só assim ele iria crescer mais forte a vida (apesar de que foi super doloroso para seus pais decidirem isso).

A história é desenhada em cima da deformidade de Auggie, o preconceito inicial dos colegas na escola, a dificuldade de outras pessoas entenderem que ele não era uma criança com dificuldades mentais, e principalmente o quanto isso atingia a todos ao seu redor. O livro traz uma extrema leveza, com a doçura e inocência de Auggie e grandes valores como a amizade, entre Auggie, Jack (seu melhor amigo da escola) e Summer (sua melhor amiga da escola), passando a mensagem de que a gentileza e a amizade consegue superar qualquer barreira.


Extraordinário, te traz boas doses de humor, pensamentos positivos, uma lição de vida bem sutil, e muita motivação. A narrativa da historia é feita por vários personagens , cada capitulo é um ponto de vista diferente de Auggie e como ele afeta na vida desses personagens, por exemplo, tem o ponto de vista da Olivia, a irmã de Auggie, que conta como ela vê seu irmão, como é a vida dela em relação a ele e como ela se sente com toda essa história, cujo foi o ponto de vista mais tocante (pois ficamos com aquele peso no coração e nos colocamos no lugar da personagem, não só o dela, mas de todos). Todos são narrados na primeira pessoa e uma história da continuidade ao outra história que outro personagem irá contar, isso deixa a leitura tão, mais tão boa que o tempo voa!

Imagem: Reprodução

R.J Palacio trabalhou perfeitamente na construção da história nos envolvendo com o crescimento de Auggie com o passar dos capitulo e de seu ano letivo na escola, e no final mostra como podemos superar barreiras e como os preconceitos e indiferenças podem ser vencidas. A história é doce, leve e linda, com uma mensagem bem bonita porém sutil, e não é a toa que o seu titulo carrega um adjetivo tão próprio do seu personagem, Extraordinário.

Curiosidade: Durante a história exite um professor de Auggie, o professor Browne que traz todo começo de mês um preceito (frase e/ou quotes) para a sua turma poder refletir sobre e esses preceitos viraram um livro a parte que saiu recentemente nas livrarias, ou seja, é um livro com 365 preceitos/quotes inspirador para cada dia do ano, diagramado e selecionados pela autora do livro extraordinário, é como se fosse uma Spin-Off do livro! Comprei o meu já, veja aqui o livro.


Nota Geral (5 de 5)


10 comentários:

  1. Esse livro é um dos meus prediletos, todo mundo deveria lê-lo. Ele deveria ser trabalhado em todas as escolas, nossa, amo! ♥

    Beijos! (http://amandavitoriaoficial.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. bem legal
    passando para te convidar a participar do sorteio de um lindo casaco da OASAP - http://tititidadri.blogspot.com.br/2014/11/novo-sorteio-internacional-oasap-oasap.html
    te espero lá
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Grazi...
    Tô muito louca por esse livro, só fico ensaiando e nunca compro hauhauhau...
    mas tbm quando comprar vou pegar logo os dois, pq vou ficar curiosa kkk

    Bjo !
    <3

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo