27 de outubro de 2014

{Resenha] Quem é você Alasca?


"O Primeiro amigo, a primeira garota e as últimas palavras".
por John Green 

Sinopse: "Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez"

 ...

Vamos a apresentação dos personagens, Miles Halter o co-protagonista desta história é um garoto entediado com sua vida pacata e simples que vive em Florida, e assim ele resolve ir para um colégio interno no Alabama chamado Culver Creek, Miles que é mais conhecido como Gordo (devido ao sua extrema magreza) é um leitor convicto de biografia de escritores e personalidades públicas, onde acaba colecionando um grande acervo de últimas palavras desses escritores e afins, ou seja, ele é fascinado por saber o que tal pessoa falou antes de morrer (oi?),

Chip Martin, conhecido como Coronel, é o primeiro amigo de Miles em Culver Creek, um personagem bem importante na história cheio de humor negro, direto ao ponto e líder mundial em elaborar os melhores trotes da escola. Chip é o passaporte de miles para se interagir na escola e assim ele o apresenta, Alasca Young, que é uma garota incomum, de olhos verdes e opiniões bem formadas, fumante e bêbada que teve uma perda bem dolorosa de sua mãe, cujo acredita ser a culpada pelo fato, além de ser uma depressiva incubada Alasca é popular, divertida e apaixonante. Assim como Alasca, Chip apresenta também Takumi Hikohito à Miles, Takumi é um japa bem esperto, porém dentre esse circulo é o mais sensato e que sempre sabe o que dizer na hora certa, e assim acaba se criando o "grupo" de amigos de Miles. {Coronel, Alasca e Takumi }

A história é cercada de aventuras e dia a dia de um vida em escola interna, com  muito trotes, cigarros, bebidas, exames finais, vídeo games, calor, saídas escondidas de carro e uma paixonite aguda, com o passar dos dias Miles fica mais intrigado por Alasca que o fascina com cada frase dita e com cada traço de seu corpo. Mas o que Miles (gordo) não sabia, era que essas pessoas iriam mudar a sua vida, sua percepção de mundo, e o seu coração.


Quem é Você Alasca?, te traz de volta as raiz, aos verdadeiros laços e a verdadeira pergunta da humanidade que é buscada durante todo o livro através de Alasca e Miles, como sair deste labirinto de sofrimento chamado VIDA. John Green trabalhou neste livro um pouco de filosofia, humanidade, valores e o significado do perdão, mesmo com uma linguagem bem jovial e leve, ele medi o certo e o errado fazendo com que o leitor possa parar um minuto e refletir.

Gostei muito da divisão de capítulos, cujo o livro é separado por duas fazes, 1- antes de um acontecimento, 2- depois deste acontecimento, que vai passando os capítulos em contagem de dias decrescente e depois crescente, ao chegar no meio do livro você acha que já meio que houve a conclusão da história e que não tem a menor ideia de como pode haver mais cento e poucas página a frente, mas você é surpreendido a cada passagem de capitulo.

Além de conter muitos detalhes, citações e situações que enriquecerem o enredo, deixando de ser apenas um "conto" mas sim uma trama muito bem trabalhada e quase real.

Curiosidade: Este foi o primeiro romance escrito por John Green, publicada em março de 2005 por Dutton Juvenile, bemmmm legal !

Você vai chorar (John Green = Chorar), vai rir, vai refletir e vai possivelmente amar.
#johngreenvocêéFHODA

Nota Geral (5 de 5)


7 comentários:

  1. Interessante a Sinopse! Deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha lista dos desejos há tanto tempo, que cada vez que leio uma nova resenha me desejo castigo hahaaahah... maravilhosa crítica, preciso ler logo *.*


    Beijos, Hell :*


    www.faroestemanolo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou extremamente louca para ler esse livro, até por que John Green é John Green não é?! haha' Já me disseram que esse livro é muito bom, mas agora com a sua resenha fiquei ainda com mais vontade de lê-lo.
    http://www.jardimdeprimavera.com/

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo