29 de julho de 2013

{Resenha} O pescoço de Audrey Hepburn


Romance, Cultura Japonesa e conflito familiar.
por Alan Brown 


Sinopse: "Toshi nunca namorou uma japonesa, nem quando estava na escola e só havia meninas japonesas. Ele nunca quis. O que Toshiyuki Okamoto sempre quis, sempre desejou, desde os nove anos, é uma namorada parecida com a estrela de cinema Audrey Hepburn. Audrey Hepburn em A princesa e o plebeu, começando com a cena em que ela entra num cabeleireiro e manda cortar o cabelo belo e longo.O Pescoço de Audrey Hepburn e uma historia profundamente sensível, brilhante em seus detalhes, que apresenta um exame serio de natureza do desejo e do que significa ser estrangeiro"
...

Toshi é um "Japonês" ilustrador de desenhos em quadrinhos, apaixonado por estrangeiros, principalmente os norte americanos e essa paixão começou quando a sua mãe o levou para assistir ao filme A princesa e o Plebeu estrelado por Audrey Hepburn quando completava nove anos, assim como sua mãe Toshi se encantou pela atriz e sua beleza, principalmente o seu pescoço e a cultura que ela empregava. Depois de vinte e três anos o jovem Toshi ainda levava consigo essa fascinação pelos estrangeiros, assim todas as suas namoradas acabavam sendo sempre estrangeiras e entre elas ele conhece Jane sua professora de inglês quando se muda para Tóquio, a cidade que exala diversas culturas e muitos americanos, Jane era uma jovem muito impactante gostava de seus amores ao estremo, e até fantasiava situações e isso com o tempo  perturbou Toshi o deixando com medo de suas ações, entre suas idas e vindas desse romance falido Toshi conhece Paul um homossexual que se torna seu melhor amigo e confidente que o ajuda a conhecer melhor Tóquio, dá-lhe apoio e conselhos.

Enquanto o romance de Toshi ainda ia entre troncos e barrancos , no dia de seu aniversário ele conhece uma conhecida de Jane, a Lucy uma compositora charmosa e com uma pescoço que o fez lembrar de Audrey no cinema, mas nunca passou pela sua cabeça que ela seria a próxima norte-americana a fascina-lo. O namoro de Toshi e Jane se rompe de vez e pela coincidência do destino Lucy convida Toshi para ilustrar a capa de seu CD e assim em uma visita a sua casa eles se entregam aos interesses comum e assim começa o seu romance com Lucy, mas Lucy o  deixa com um pé atrás , pois Toshi teve um decepção grande com Jane e não sabia se esses comportamento era tipico dos americanos ou Lucy seria a pessoa certa.

Além do tema amor a estória aborda também sua relação com seus pais, como toda família japonesa , seus pais eram calados e frios e isso levou a separação deles após os 9 anos de Toshi, mas o que Toshi não sabia era a verdadeira história de sua família que foi o real motivo da separação, revelado e refazendo a sua verdadeira origem, envolvida pela guerra, sacrifício e amor ! 


O pescoço de Audrey Hepburn é uma estoria recheada de detalhes da cultura japonesa que aborda a influencia da cultura americana no país e a sensação de ser um estrangeiro, sua narração é cheias de amarrações e flashes backs da infância de Toshi que se alinham ao desfecho da estória, além de ser leve e rápida, por ser um livro de 1997, achei a leitura suave e com uma linguagem agradável !

Nota Geral ( 3,8 de 5)


Curiosidade: Depois ler o livro, eu fui pesquisar uma foto da Audrey no Google, onde seu pescoço estivesse em evidencia para poder analisa-lo (rsrs)



Eu ganhei este livro de uma vizinha, ela ia jogar fora então me deu, não se encontra mais em lojas e livrarias, mas pode ser encontrado aqui:   Mercado livre | Estante Virtual


7 comentários:

  1. Eu gosto muito de ler, mas esse ainda eu não li. Gostei da sua resenha e me interessei pelo livro...
    Beijokas
    www.contemrimel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Adorei o seu blog e já estou seguindo...
    Faça uma visita no meu blog, ele é novo e todos os dias tem novidades!!! Se gostar, siga também!

    Espero sua visitinha!

    Bjos
    Andreza

    http://blogdremattos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito do seu blog.
    Estou fazendo um sorteio de livros para a divulgação do meu blog (novo). Se puder, dá uma passadinha lá :)
    http://monomaniafeminina.blogspot.com.br/2013/08/sorteio-de-divulgacao.html

    ResponderExcluir
  4. Such a nice post, keep up the fantastic work.
    HBS case analysis

    ResponderExcluir
  5. This is really a great stuff for sharing. Keep it up .Thanks for sharing.
    Mechanical Engineering Project Help

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo