16 de abril de 2013

{Resenha} O Jogo dos Opostos



Guerra, Conflito psicológico e amor.
por Normam Lebrecht 


Sinopse: Quando Paul Miller cambaleia para fora da prisão, que é utilizada para trabalhos forçados em um desconhecido país europeu no fim da Segunda Guerra Mundial, é salvo pela doce e ingênua Alice, que o esconde no sótão da pequena pousada de sua família. Ele acaba decidindo morar na cidadezinha que lhe acolheu (mesmo com certa desconfiança) e se casa com Alice. Mas Paul está sempre dividido entre o amor pela sua mulher e filho e a culpa que sente por morar em um lugar onde viveu o maior tormento e pior fase de sua vida. Com suas habilidades de engenharia e seu carisma Paul conquista o povoado e ser torna prefeito, assim ele decide enterrar seu passado, mas o antigo comandante da prisão, que foi um dos maiores causadores de seus tormentos, retorna ao lugar, e ele se vê em um conflito - se vingar ou seguir em frente com sua vida?
...

Quando comprei o livro pela internet, fui fisgada pelo titulo e sinopse, pois livros que trazem a história de pré e pós guerra sempre me chamaram a atenção, e assim quando chegou o livro, eu comecei a leitura com uma alta expectativa. Em suas primeiras páginas o livro é cansativo e confuso, os fatos são ocultos e há um tipo de flash back do final e por esse motivo acabei encostando o livro por um bom tempo. Mas como um livro super bem indicado e com uma sinopse dessas poderia ser tão ruim? (passou em minha cabeça), então resolver dar mais uma chance para o autor me conquistar, e não foi nada menos do que isso: Ele me conquistou.

O livro conta a história de Paul Miller, um engenheiro que foi forçado a ser recrutado a Segunda Guerra Mundial após a morte brutal de seus pais e sua noiva. No campo de concentração ele suportou e passou por humilhações, riscos, fome e conflitos, mas por ser estudado e ter conhecimentos de engenharia, Paul acabou sendo “poupado” de lutar diretamente com os inimigos, mas em contra tempo ele arquitetava campos de refugio, estratégias e bases de apoios.

Após uma tentativa de fuga, Paul é amparado por Alice, uma garota meiga, prendada e atenciosa, que cuida dele até que consiga se restabelecer fisicamente, o escondendo de seu pai no sótão de sua pousada. Devido à dedicação de Alice e pela sua beleza comum, Paul se sente grato e parcialmente atraído por ela e assim nasce um lampejo de amor que os levam ao altar da igreja. Depois de algum tempo na região, Paul se torna querido por todos, faz projetos para a cidadela e para a pousada, estabelece amizades e se fortalece com sigo mesmo, mas nunca esquecera o que passou em tempos de guerra, principalmente pela dor que seu comandante (Hans) lhe provocou, com isso ele se via em seu maior dilema: Ir embora ou ficar com sua mulher em um lugar em que foi tão castigado?

Depois de eleito a prefeito, Paul descobre que o homem responsável pela sua dor está na cidade e frequentava sua pousada. Hans retorna, porém desta vez vulnerável e irreconhecível.
E esse é o maior dilema do Livro, a partir desta fase de reencontro com Hans, o livro dá uma reviravolta e desejos obscuros retornam, Paul se vê diante de dois desejos: Vingança ou perdão e os desfechos do livro finalmente te levam ao titulo do mesmo – O Jogo dos Opostos, cujo é explicado somente no meio do livro do que se trata o jogo (“ …. “ )



O Jogo dos Opostos é uma história forte onde o tema que mais persistente é o conflito psicológico e a vida pós guerra, o que isso pode influenciar em um homem e em sua vida, não é um tema muito inovador, mas a forma que ele foi disposto pelo autor é o que lhe tornou robusto e forte, as palavras foram empregadas com firmeza em cada contexto em cada frase.

Bom no geral o livro te prende ao emaranhado de conteúdo e pressão psicológica, é uma leitura incrível para os admiradores de literatura, os personagens são complexos e bem trabalhados na trama e sua capa é linda, simples e retro (Parabéns a editora Leya, clap clap )! Norman Lebrecht me surpreendeu e espero que surpreendam vocês também.

Nota Geral ( 4 de 5)


Eu comprei este livro em uma super promoção na Saraiva (por R$10,00), mas você pode encontrar também no  Mercado livre | Cia do Livros  | Americanas


Um comentário:

  1. Também adoro livros e filmes relacionados ao pré e pós guerra!
    Esse parece mesmo ser bacana... vou ver se tem pra ver online ;) obrigada pela dica

    Boa semana
    =^.^=

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo