18 de junho de 2012

Como Tirar Carta de Habilitação em 10 passos

Um das maiores conquistas de uma pessoa ao completar 18 anos é a permissão para tirar carta de habilitação, cujo facilita a vida de todos e para muito pode ser um sonho realizado.

Mas o processo para retirar essa carta acaba sendo extenso e um pouco complicado, e por muitos ficarem perdidos na hora de ir atrás para fazer, resolvi fazer este post com os passos, documentos e tempo necessários para finalmente sair dirigindo ou pilotando por ai ! Então bora lá:


1) Escolha a categoria que quer tirar:

Categoria A – Veículos motorizados de duas ou três rodas(motos, triciclos etc.).

Categoria B – Veiculos motorizados, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista (carros de passeio).

Categoria C – Veiculos motorizados utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas (caminhões).

OBS: Para habilitar-se na categoria C, o condutor deve estar habilitado há, pelo menos, um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

Categoria D – condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista (ônibus);

OBS: Para habilitar-se na categoria D, o condutor deve estar habilitado há, pelo menos, um ano na categoria C ou há dois anos na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.

Categoria E – Veiculos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

OBS: Para habilitar-se na categoria E, o condutor deve estar habilitado na categoria D ou há, pelo menos, um ano na categoria C e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses - Categorias forão retiradas do site Comofas.

2) Procure uma auto-escola de confiança ou de indicação.
A auto escola é fundamental na hora de aprender a dirigir, pois pra quem vai sem saber de nada um bom instrutor e um bom atendimento faz a diferença. Procure auto escolas que ja são conhecidas que tem um sistema de atendimento eficaz e que cumpra os prazos.

Documentos necessários para dar inicio na carta:
  • Carteira de identidade - Cópia
  • Comprovante de residência - Original e cópia 
  • 2 foto 3×4 recente
  • CPF
3) Exame médico e psicológico.
Após dar entrada na carta e pagemento , a auto escola marcará o de vista e psicologico. O exame  de vista é o comum com as letrinhas e lentes, já no exame psicologico eles só querem testar o seu senso de direção e raciocinio nas ações, caso você volte para refazer alguma das atividades, não se preocupe, você não é louca apenas eles fazem isso para certificar.


4) Cursinho da teoria. 
Exames concluidos, é hora de estudar ! O CFC - Centro de Formação de Condutor é um cursinho preparatório para o exame teorico, onde é abordados temas sobre Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Legislação, Sinalização, Mecânica, Direção Defensiva entre outos. Prestem atenção nas aulas pois tudo que o seu instrutor disser pode acreditar que cai na prova ok ! Duração: 15 aulas, 15 dias.

5) Prova teórica.
A prova teorica é marcada após concluir o cursinho , geralemnet uma semana depois, para ficar mais facil o detran fornece testes online, para você ver se esta tudo ok para a prova final (faça aqui ), mas não se preocupe a prova é sussinta e objetiva, não existe pegadinhas apenas respostas corretas, se você entendeu certinho as aulas do cursinho você passa tranquilo.

6) Aulas práticas.
Pasou no exame teorico? Bora marcar aulas práticas.
As aulas praticas para mim é a melhor parte, é onde você terá contato com o veiculo referente a categoria escolhida, devem ser feita no mínimo 20 aulas por categoria. As aulas são acompanhadas por um instrutor que será o mesmo do começo au final do curso e ele e o prorio carro que você treinou que você fará o teste final. Duração: Pode variar conforme agenda da auto escola, mas fica em torno de 1 a 2 meses.
7) Prova prática.
Chegou a ahora mais nervosa de todo o processo, os exames pratico geralmente são marcado de sexta feira e geralemnet tem um trilhão de pessoas que farão junto com você, mas lembre-s enão se deve se afobar ou ficar nervosa, você terá todo o tempo do mundo para realizar a percurso.
O percurso será o mesmo treinado nas aulas, assim como o veiculo e o instrutor a unica difrença é que terá um delegado avaliando, então relaxe, respira fundo e realize o percurso com segurança e confiança.

OBS: Tome cuidado com detalhes pequenos se for carro, sempre dar seta , olhar retrovisor, manter as duas mão no volate e etc. No caso de moto, não pique o pé ao sair com a moto, manter a viseira abaixada, fazer curvas com cuidado não deixando comer faixa e etc.

8) Retirada da carta.
Após concluir e PASSAR na prova pratica você deve registrar a sua assinatura e sua foto final que irá na permissão e aguardar em torno de 15 a 20 dias para retirar na auto escola a carta permissão.

9) Permissão adquirida. 
Permissão é uma carta provisório que te habilita a dirigir por um ano (como teste ), após um ano sem infrações graves ou gravíssimas você deve retirar sua CNH final.

10) CNH
"A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento oficial e de porte obrigatório para todo um condutor de veículo automotor terrestre. A CNH possui informações sobre naturalidade, filiação, necessidades especiais além da foto do condutor, sendo, portanto, um documento oficial com o mesmo valor da Carteira de Identidade (RG) "- Segundo DETRAN

Você pode retirar a sua CNH definitiva em despachantes ou poupa tempo. E pronto você poderá exibir todo seu charme e poder por ai.


Vai tirar carta ou já tirou conte sua experiência para gente ! Beijos

7 comentários:

  1. O negócio p tirar a carta é q as vezes demora muuuuito,e o preço O.o ta laaa em cima e por exemplo aqui na minha cidade na hora da aula pratica,tem prof que repprova por qq motivo besta(q nem é p ser considerado) o aluno e pede dinheiro p passa-lo,mesmo ele tendo feito tudo certinho ¬¬ é a treva isso

    ResponderExcluir
  2. Menina eu tenho medo de dirigir rsrs ô vergonha. Mas gostei do post. Ajuda bastante para quem está pensando em tirar a carteira. Bju

    ResponderExcluir
  3. Ainda não dirijo, mas quando eu o fizer... Serei bem cautelosa =P
    Sempre fui muito medrosa em relação a velocidade e morro de medo disto.
    O post ficou ótimo e muito explicativo.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu reprovei na primeira vez, fiquei muito nervosa, minha perna tremia tanto e por conta disso acabei encostando na baliza. Apesar de meu pai ter me comprado várias garrafinhas de suco de maracujá, não rolou. kkkk

    Fiz mais alguns treinos e na segunda vez estava mais tranquila, cheia de intimidade.

    Mas até hoje, tenho medo de pegar pista, só ando mesmo pelo bairro. rsrs

    ;)

    ResponderExcluir
  5. Realmente é uma conquista muito gostosa,eu adoro dirigir.
    Bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  6. Meninas o que pena na hora é o nervosismo, preste atenção nas aulas e um dia antes da prova treine bastante, eu graças a Deus estava tranquila e com muita vontade de tirar minha habilitação que passei sem perder nenhum pontinho, e olha que eu não dirigia antes, nunca peguei em um carro e fiz somente as 20 aulas obrigatórias. Vai na fé que dá pé.

    http://mslc38.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu ainda não tirei por conta da idade mais vou tirar sim super ansiosa pra fazer 18 anos logo !!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo