18 de abril de 2012

Ética na blogosfera



Igualmente na vida real, na internet é dever prezar pela educação, transparência e honestidade, se você é assim na vida real, porque vai ser diferente na blogosfera? 

Spam
Não há nada mais chato que você  abrir um blog, e ver 300 comentários e 99% deles serem spam, é falta de respeito com o blogueiro, que gastou horas do seu dia, pesquisando, escrevendo, colhendo informações para formular um post, e você usar o espaço de comentários com único intuito de se auto-promover, é chato, é feio, e é falta de ética. Eu digo por mim, quando entro em um blog e vejo comentários assim, me causa aversão. Eu cheguei a ver o cumulo do absurdo foi uma blogueira comentar em um blog de testes onde o post não tinha conteúdo nenhum e seguinte frase: "Minha flor você arrasa mesmo né? continue assim (...) to te seguindo, me segue também?" Gente... não façam isso!

 
Ctrl C - Ctrl V
Por incrível que pareça isso é muito comum, imagina você escrever um artigo, passar horas pesquisando sobre o assunto, formular uma opinião sobre, escrever, revisar o texto 300 vezes, corrigir erros, pontuações, concordâncias, e depois desse trabalho todo, vir alguém, usar o Ctrl C - Ctrl V e publicar seu artigo como se fosse dele, ganhar elogios em cima do seu trabalho? É chato né? A mesma coisa acontece com imagens, pegar a imagem de outros blogs, é muito feio, se você achou a imagem bonita não tem nenhum problema usa-lá desde que, você atribua os créditos ao autor, se você não souber quem foi tudo bem (como as imagens achadas no We ♥ it, tumblr etc) mas caso contrário, credite a foto sempre, principalmente se foi tirada por um profissional, digo por mim, é muito desagradável ver a foto que você clicou por ai circulando, sem ter seu trabalho reconhecido, é como você roubar o trabalho de faculdade do colega de sala e falar que você que fez, isso é pior que xingar a mãe. 

Música
Não há nada pior que entrar em um blog, e ouvir aquela música de fundo, primeiro porque atrapalha a leitura, não há como ler o artigo, a não ser que você tenha super poderes, segundo que música é algo muito pessoal, cada um tem um gosto diferente, obrigar os outros a ouvirem oque você gosta, é igual a ouvir funk no ônibus.

Parceiras e posts pagos
Todo mundo quer ganhar dinheiro não é? e não há problema nenhum nisso, se você puder usar o blog para fazer melhor ainda, isso é sinal que seu blog está dando certo, porém enganar os leitores é muito feio,  não disfarce seus posts como algo pessoal, e nunca venda sua opinião. Falar que você usou o produto X mesmo que você não tenha gostado e falar que gostou, que aprovou, e que "super indica" e que você comprou na lojinha X é mentira e das feias. Faça de forma clara, "Ganhei o produto tal na loja tal, nossa nova parceira" fica bem mais bonito, se não gostar do produto, fale sinceramente, principalmente se for cosmético, já vi até blogueira fazer propaganda de anti-concepcional, imagina se alguma leitora desavisada compra  porque a blogueira X  falou ser maravilhoso e tem algum problema com o produto? Sempre seja transparente e sincera com suas leitoras, não invente histórias, nem mentiras, confiança é tudo.

Moderar comentários
Moderar ou não, não é o problema, mas sim ter bom senso em aceitar críticas também, afinal, elogios são fáceis de se ouvir, mas críticas... ah as críticas pesam, principalmente quando são bem elaboradas. 
Aceitar comentários com conteúdo que discorde de você é fundamental, é bonito, e humilde, afinal vivemos em um pais onde liberdade de expressão é permitida, e tirar esse direito dos outros não é legal nem ético. Críticas nos faz amadurecer, e crescer, e nos dá uma interação legal com o leitor, mesmo quando ele não concorde e se deu o trabalho de comentar, é porque ele realmente gosta do blog, e acompanha, leu o artigo completo e elaborou uma resposta para aquilo, ele merece respeito, e até ser respondido. Nós temos que sempre respeitar o ponto de vista do outro, mesmo que seja diferente do nosso. É claro que comentários com xingamentos, palavras de baixo calão, e ofensas do tipo "sua idiota, babaca" (baseadas em nada) devem sim ir pra lixeira.


Eu sei que o post ficou um pouco grande, mas tentei resumir o máximo, espero que tenham gostado e que seja util! 
Beijos,

23 comentários:

  1. Jessica mandou mega ultra bem, eu detestos as musicas nos blogs e detesto comentários para se auto promover, sou bem sincera sigo quem eu quero e comento onde tenho interesse. Bjkas amei o seu Post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda!

      É super chato mesmo as músicas, tem blogs com conteúdo interessante, mas com música... =( desanimador!

      Excluir
  2. Shooooooooooooooooooow...isso mesmo linda,concordo plenamente com você \õ
    Adooorei o post
    Beijos e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabi! Pra você também! =)

      Excluir
  3. concordo plenamente!! e achei muito bem escrito, parabéns ^^

    beijoo

    ResponderExcluir
  4. Arrasou Jéssica,e olha,a imagem que vc usou e achou no We♥It é da Mel! Do blog melinasouza.com,conhece? vale a pena o click!

    BeeijOs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lulliane, por avisar! =) Eu achei no We ♥ it, pesquisei no google e não achei a autoria!

      Que blog cute o da Melina né? Amei!

      Beijos!

      Excluir
  5. Adorei essa matéria, como isso tudo já aconteceu comigo!!!Espero que muitas blogueiras por aí leiam seu post e parem comentar coisas sem sentido só pra me convidar para segui-las. Penso que não tem nada a ver me convidar, porém fingir e mentir que leu e gostou da postagem, acho super feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postar links nem é o problema né, se tiver haver com o post, pode aproveitar, mas ficar pedindo visitas é chato de mais, "to seguindo me segue" é muito chato, pior que a pessoa nem lê o post e já comenta, ai você pega oque a pessoa escreveu, e joga no google, e vê que ela escreveu o mesmo para outros milhões de blogs, brincadeira né? rs

      Excluir
  6. É verdade detesto essas musiquinhas tb..até no meu orkut agora deu para tocar uma "musguinha" rs e eu não sei como tirar....bjkas...
    www.belintima.com.br

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo