23 de janeiro de 2012

Registros de uma viagem - A notícia

"Eu fiquei sabendo via Facebook que eu havia conseguido uma bolsa de estudos integral para estudar na Universidade mais conceituada e tradicional, em meu curso, do mundo inteiro: Universidade de Coimbra. Um colega de curso, publicou: "Parabéns Dávilla Martins, você conseguiu." Sai pulando pela casa, e gritando: "XUPA UFSCar!!! eu consegui COIMBRAAAAA!!!", foi bizarro aquilo. Parecia que eu havia passado novamente em um outro vestibular. Na verdade, eu passara; só ainda não tinha me dado conta disto. O processo seletivo incluiu a avaliação do IRA (Índice de Rendimento Acadêmico), dentre outros itens peculiares ao edital do respectivo intercâmbio, que incluía ter cursado a vida inteira escola pública e ter altas notas, tanto durante a vida escolar (Fundamental-Colegial), quanto universitária. Ou seja: isso me dava medo, porque da Universidade inteira, dos 17 inscritos, apenas 7 conseguiriam. Os 7 com o maior IRA de todos que lá estavam inscritos.

Após 3 demorados meses, depois da minha inscrição, recebi a notícia de que eu havia passado em terceiro lugar e que em 2 meses sairia do país e iria viver por 2 anos em Coimbra, onde pessoas renomadas haviam também passado ou estudado por lá, tais como: Luís de Camões, Eça de Queiroz, Sebastião José de Carvalho e Mello - o Marques de Pombal, Mário de Sá Carneiro, o ditador Salazar, José Bonifácio, Cláudio Manuel da Costa e seu amigo Tomás António de Gonzaga, também conhecido como Dirceu, João de Almeida Prado – líder do Partido Republicano Paulista e Xanana Gusmão – líder da independência de Timor Leste. Além deles, vários personagens dos livros de Machado de Assis. Aquilo me deixou exacerbadamente excitada em relação à nova vida que me aguardava. Coisas inéditas ocorreriam pelas próximas duas semanas. Minha vida viraria de ponta cabeça, e eu não sabia ao certo, se estava preparada para aquilo."



[Continua na próxima postagem]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo