6 de agosto de 2011

Ya Books! Um mundo de descobertas para os jovens


Olá, aqui é a Livy, a novo colunista do blog. Eu vou trazer muitas novidades literárias, todo sábado, abordando assuntos, novidades, curiosidades, etc, tudo o que tem haver com o mundo literário. Eu pensei muito em como ia abrir a coluna e o que ia mostrar para vocês, já que são leitores totalmente diferentes dos que estou acostumada em meu blog. Então resolvi abordar um assunto bem polêmico no mundo literário, e vou falar um pouco para vocês sobre o incentivo à leitura. 

O tema abordado é sobre os YA's Books, que são livros feitos para jovens leitores, e literalmente falando:  Literatura Young Adults, abreviada como YA (traduz-se jovens-adultos) ou Ya-Lit que vem ganhando força no Brasil e pode ser definida como literatura para pessoas que estejam na faixa etária de 14 a 21 anos. Separa-se de Literatura infanto-juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas. 

Cada vez mais este gênero tem feito a cabeça dos jovens, o que torna os livros mais atrativos e consequentemente etimula a leitura entre os mesmos. E isso é muito importante (veja o texto que fiz sobre a importância da leitura), pois a leitura traz muitos beneficios, além de estimular a concentração, a atenção, a memória, a percepção, as emoções, etc.

O fato de agradar tanto, fez com que mais e mais editoras adotassem o hábito de lançar livros voltados para este público, o que vem trazendo milhares de títulos YA's traduzidos no Brasil. 

Mas você deve estar se perguntando por que agrada tanto? Primeiramente este gênero aborda temas jovens, como amor, romance, problemas e conflitos escolares, mundos mágicos e fantasiosos, etc. E este tipo de literatura é fundamental para estimular a leitura entre os jovens, principalmente os que não têm o hábito de ler, pois há uma variedade imensa de temas de livros YA, que com certeza agradará a todo tipo de pessoas. 

Mas mesmo com esta difusão impressionante (acreditem, eu que tenho um blog literário posso sentir isto, o quanto os jovens estão pegando gosto pela leitura) é muito comum vermos um certo preconceito entre algumas (e até mesmo muitas) pessoas que acham este tipo de literatura uma perda de tempo, vazia, imprópria, e ruim. Realmente a maioria das pessoas trata como uma futilidade, um tipo de lixo literário. Claro que o contrário também acontece, e muitos jovens criticam, torcem realmente o nariz e não gostam de jeito nenhum de literatra adulta, mais séria e com conteúdo digamos, mais complexo. 

Mas você deve estar querendo saber aonde quero chegar com tudo isso. E o que quero dizer é o seguinte: independente do gosto, da idade, do gênero, a leitura é uma coisa muito boa para se exercitar. Além dos beneficios que já mencionei acima, o hábito da leitura ajuda também na escola, no trabalho, e até mesmo em pequenas coisas do dia a dia, como assistir um filme legendado (quantas e quantas pessoas eu vi, que não gostam de assistir filmes assim porque têm preguiça de ler??), etc.

Acho que qualquer tipo de leitura é válido quando o intuito é trazer o gosto pela mesma. Seja fútil ou não, a verdade é que os jovens ainda estão longe de gostar de ler, e muitos adultos também. A leitura entre os brasileiros ainda tem indíce baixo. Os YA books podem ser considerados como literatura relevante? Talvez sim, talvez não, mas se estimula a leitura, então é válido. Como diz o texto a seguir:

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.

Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos, através da leitura rotineira tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
 Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.

Por Eliene Percilia
Equipe Brasil Escola 

Então você não gosta de ler? Tem livros realmente muito bons das quais recomendo para você:
Entre outros.  

Agora que introduzi a importância da leitura para vocês, nas próximas matérias de Nas Páginas, irei trazer novidades literárias, curiosidades, termos pouco conhecidos, etc. Além de apresentar alguams das editoras e seus livros para vocês conhecerem. E vou trazer uma resenha especial.
Então fiquem preparados para conhecer mais sobre livros e entrar literalmente NO MUNDO DOS LIVROS (Ok, não aguentei o tracadilho... este é o nome do meu blog rsrsrs). 

Beijos e até sábado que vem!  



7 comentários:

  1. Adorei o post!
    Frequento o blog da Livy e é um muito bom!
    Também tenho um blog literário e fica mais fácil visualizar várias das coisas citadas ai!
    Adoro YA books, da mesma maneira que também adoro vários clássicos ou livros mais adultos.
    Concordo completamente com o fato de toda leitura ser válida e os YA estão ajudando cada vez mais a trazer a leitura para aqueles que não tem o hábito!
    Ótimo texto de estréia ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a notícia....

    Visitem meu blog:

    www.esmaltescoloridosdadeli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o texto o ruim é o preconceito que sofremos sempre né

    ResponderExcluir
  4. Lindo post! Os YA books são alguns dos meus tipos de leitura preferidos. Dos livros que você citou, sou apaixonada pelo "Coração de Pedra" e "Jogoz Vorazes"! *--*
    Bom, pode ser que este tipo de leitura não seja uma fonte de conhecimento muito eficiente, mas eu acho que quanto mais os jovens forem se acostumando à leitura desde cedo, maiores são as chances deles continuarem com a mania quando ficarem mais velhos... e é claro que, a medida que eles forem amadurecendo, passarão a procurar tipos de leituras mais apropriados... É assim que se formam os leitores!

    Amei a nova coluna ^^

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  5. Amei post.
    Bom eu sou suspeita pra falar pq amoooo ler e amo YA, na sua listinha tem alguns que ainda não li mais que estou louca pra ler.

    Adorei o seu blog.
    bjs
    Tais

    ResponderExcluir
  6. Ops...esqueci de colocar o link do meu blog:

    http://www.leitorafashion.com.br

    se quiser fazer uma visita será muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  7. Que legal esses blogs, adorei o post como sempre! E tb outras divulgam seus blogs com superdicas...

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário e sua opinião sobre o post ! Além de ler todos também terei o maior prazer de retribuir. Quer tirar alguma dúvida? Você também pode entrar em contato pelo e-mail: grazielle.matos@hotmail.com.

Beijão e fique sempre a vontade !

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo